A prevenção inicia-se muito antes que você imagina!!!!

Acredite! A alimentação materna por ocasião da gravidez influencia expressivamente a saúde bucal de seu filho, pois as necessidades alimentares dele começam ai...

A amamentação é muito importante para a saúde dele. A  correta formação dos maxilares depende dos movimentos de sucção. Este desenvolvimento orofacial  precisa ser estimulado.

Desde o nascimento precisamos nos preocupar com a higiene da boca de nossos filhos.

Lembre-se: as bactérias da boca formam a placa bacteriana, responsável pelas cáries e inflamações na gengiva.

Dicas para você manter uma saúde bucal adequada:

· Escove, corretamente, seus dentes após cada refeição e antes de dormir.
· Faça uso do fio dental antes de todas as escovações.
· Alimente-se corretamente evitando principalmente alimentos açucarados entre as refeições.
· Visite seu dentista regularmente para realizar exames preventivos.

Siga estas instruções para uma boa escovação:

- para limpar os dentes superiores e inferiores, coloque a escova num ângulo de 45º entre o dente e a gengiva e faça movimentos circulares com a escova suavemente, de 2 em 2 dentes, tanto nas superfícies externas (com cuidado especial no fundo, próximo das bochechas e internamente (escovando no fundo, bem junto da língua);

- para limpar as superfícies oclusais (ou mastigatórias),escove com movimentos circulares, desde a parte mais posterior do seu último dente;

- para limpar com o fio dental entre os dentes, lace o dente com o fio e faça movimento de vai e vem (como se você o estivesse lustrando);

- para fazer a limpeza entre o dente e a gengiva, siga a anatomia do dente. O fio deve fazer um semicírculo acinturando o dente.
O uso de enxaguatórios bucais devem ser feitos somente com a orientação do profissional que lhe indicará o produto adequado às suas necessidades.